Juntos Pela Água

Relatório reúne lições da crise hídrica australiana para o Brasil; veja

açude seco por causa da seca - WIDE

Relatório reúne lições da crise hídrica australiana para o Brasil; veja Documento foi traduzido pela "Aliança pela Água" em esforço para divulgar o que deu certo e o que deu errado no enfrentamento da chamada “Seca do Milênio” pelos australianos LEIA MAIS (Foto: Thinkstock Photos)

SÃO PAULO – Se existe um país no mundo que entende de seca e crise hídrica, esse país é a Austrália. Com 35% do território nacional classificado como deserto e grande dependência da chuva para atender às demandas por água da população, a Austrália aprendeu, como ninguém, a administrar os parcos recursos hídricos que tem a sua disposição. O que não poupou o país de sofrer – e muito – com o fenômeno climático conhecido como a “Seca do Milênio”, que durou mais de uma década (1997 a 2012). Mas muito foi aprendido durante a longa estiagem e hoje, o país divide as lições mais importantes com o mundo.

O Estado norte-americano da Califórnia – afligido por uma grave seca entre 2011 e 2016 – foi um dos primeiros a buscar, publicamente, o expertise australiano. Agora, é a vez do Brasil beber da fonte de sabedoria aussie. Por iniciativa da Aliança pela Água – que surgiu no começo da crise hídrica do sudeste, em 2014, e que hoje articula mais de 60 organizações e movimentos para a construção de uma nova cultura de cuidado com a água – um relatório australiano que reúne o grosso das lições aprendidas durante a seca por lá está sendo traduzido para o português.

Uma versão parcial do documento já está disponível para consulta com o título “Lições aprendidas com a crise hídrica na Austrália”. Nele, há o detalhamento das cinco grandes lições australianas, um resumo de 12 medidas adotadas para limitar o impacto da seca no país e um apanhado das percepções acerca do pacote de atitudes do país frente à estiagem. Abaixo, o Juntos pela Água destaca seis grandes conclusões que constam no relatório (no fim da página, veja como consultar o trabalho na íntegra).

As 6 conclusões australianas

Relatório reúne tradução parcial do documento australiano “Managing Drought: learning from Australia” (Foto: Aliança pela Água / Reprodução)

As principais conclusões a partir das experiências da Austrália com o enfrentamento da “Seca do Milênio”

Leia a íntegra do Lições aprendidas com a crise hídrica na Austrália, que reúne tudo que já foi traduzido do relatório original, também disponível na íntegra, mas em inglês, intitulado Managing Drought: learning from Australia. Abaixo, veja vídeo com uma breve apresentação de Stuart White, diretor do Institute for Sustainable Futures na Universidade de Tecnologia de Sydney (em inglês, com legendas em português). White integrou a equipe de pesquisa que produziu o relatório original.

Sair da versão mobile