Juntos Pela Água

Consumo mundial de energia está em queda mesmo com crescimento econômico

Uma lampada acesa de led entre lampadas apagadas

Consumo mundial de energia está em queda mesmo com crescimento econômico Cada vez menos energia é necessária para produzir um dólar, mostra levantamento; avanços tecnológicos impulsionam a tendência LEIA MAIS (Foto: Thinkstock Photos)

SÃO PAULO – O consumo mundial de energia, seja ela produzida a partir da queima do carvão, óleo, gás ou de fontes renováveis, está em queda, segundo dados consolidados no primeiro semestre de 2016 pelo Deparamento de Energia do Estados Unidos. O levantamento mostra ainda que, apesar da queda no consumo mundial da energia, o PIB do planeta continua a crescer, o que indica que é o aumento da eficiência no consumo de energia que está impulsionando a tendência de queda.

Segundo especialistas, os resultados podem ainda ser interpretados como uma tendência, positiva e de longo prazo, no sentido da redução dos impactos indiretos do crescimento econômico sobre os processos de mudanças climáticas, motivadas, pelo menos em parte, pela emissão de gases de efeito estufa.

A medida analisada pela pesquisa do Departamento de Energia dos EUA que indica o quadro se chama intensidade energética e correlaciona produção, em dólares, com BTUs (British Thermal Units), unidades de medida de energia que equivalem a 252,2 calorias. Nesse sentido, quanto mais baixa a intensidade energética, mais eficiente o processo produtivo já que ele produz mais valor (dólares) por menos energia (BTUs). Globalmente, a intensidade energética mundial caiu quase 30% entre 1990 e 2015. Só entre 2014 e 2015 a queda foi de cerca de 2%.

“Essa queda dramática e contínua na média mundial da intensidade energética indica, de forma bastante direta, que os investimentos em medidas que buscam a eficiência energética têm impacto direto sobre as emissões globais de carbono”, disse o climatologista americano Michael Mann, da Universidade Estadual da Pensilvânia, ao GreenBiz. “É uma notícia excelente”, afirma.

Sair da versão mobile