Juntos Pela Água

Projeto vai recuperar 700 km de rios no Pantanal

pantanal_nascentes

pantanal_nascentes

SÃO PAULO – No Pantanal, tudo é superlativo. A maior planície alagável do mundo, com área total de 170.500 km2, tem mais ou menos o tamanho de países como Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda juntos. Lá vivem mais de 4.700 espécies animais e vegetais, algumas delas ameaçadas de extinção, como é o caso da onça-pintada, do tamanduá-bandeira, e da arara-azul, só para ficar em três exemplos.

Tendo isso em vista, é de se pensar que água não é problema por lá. Acontece que os rios do Pantanal estão sendo ameaçados principalmente pelo desmatamento, expansão agrícola, erosão e falta de saneamento. Um estudo realizado pelo WWF-Brasil e parceiros como HSBC, The Nature Conservancy (TNC), Centro de Pesquisas do Pantanal, CNPQ e Caterpillar, mostrou que a região das nascentes dos rios do Pantanal está em alto risco ecológico.

O rio mudou

De acordo com o projeto, a região das cabeceiras do Pantanal precisa recuperar pelo menos 23 mil hectares de terra – ou 700 km de rio –  para incidir em questões como suprimento de água, equilíbrio do clima e também para a conservação do solo.

O problema nos rios já vinha sendo notado por moradores da região. É o caso do pescador aposentado José Farias, que trabalhou mais de 50 anos no rio Paraguai.

“Não está chovendo como antes, as matas acabaram e a água já não é a mesma. Até os peixes cheiram diferente. Se não mudar as políticas de meio ambiente, o final dele é zero. Acaba. Quem tem as nascentes na fazenda, tem que preservar para atingir os rios. Porque os nossos rios são formados de nascentes. E isso é o meu pão de cada dia, a minha vida e a minha história”, conta o pescador em vídeo divulgado pelo WWF-Brasil.

LEIA TAMBÉM:
– Saneamento básico na zona rural ainda é baixo, diz estudo
– Dá para despoluir um rio

 

Saneamento já

Até agora o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, já recuperou 35 nascentes, outras 15 deverão ser recuperadas até 2020. Para isso, foram instaladas 40 biofossas na zona rural. Elas evitam que o esgoto chegue aos rios, além de melhorar a qualidade de vida dos produtores que passam a ter saneamento básico e adubo orgânico para irrigação de árvores frutíferas sem risco de contaminação do lençol freático ou dos rios.

O projeto também conseguiu o aporte de R$2.200.000,00 para a implantação do projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para 72 propriedades rurais beneficiadas.  Para tanto, entre outras ações, serão necessárias 11 milhões de mudas de espécies nativas.

Sair da versão mobile