Juntos Pela Água

IBGE: Saneamento avança no Brasil, mas 24 milhões de lares ainda não têm rede de esgoto

saneamento brasil

saneamento brasil

SÃO PAULO – O Brasil conseguiu, entre 2014 e 2015, interligar 1,9 milhão de domicílios brasileiros ao serviço de coleta de esgoto. A notícia não deixa de ser boa, mas revela que mais de 24 milhões de lares brasileiros (34,7%) ainda não têm acesso aos serviços de esgotamento sanitário, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no fim do mês de novembro.

Segundo a pesquisa, o Sudeste é a região com melhor índice de serviço de saneamento no País, onde 88,6% das casas contam com a cobertura. Todas as outras quatro regiões do País estão abaixo da média nacional: Sul (65,1%), Centro-Oeste (53,2%), Nordeste (42,9%) e Norte (22,6%).

Leia mais:
Como o Brasil pode avançar no saneamento básico
Saneamento precisa ser discutido com a sociedade

Em relação ao abastecimento de água tratada, o avanço foi de 1,5%, entre os anos de 2014 e 2015, quando 876 mil domicílios passaram a contar com o serviço. Ao todo, são 58,1 milhões de casas, ou 85,4% do total. O maior percentual é no Sudeste (92,2%), seguido do Sul (88,3%) e Centro-Oeste (85,7%). No Nordeste, a cobertura é de 79,7%, e no Norte, 60,2%.

Aceleração leve e projeção pouco animadora
A pesquisa mostrou que o acesso a saneamento básico teve aceleração leve e que, se continuar nesse ritmo, será necessário esperar décadas até que todos os lares tenham tratamento de esgoto e acesso à água tratada.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, para universalização do sistema de água e de esgoto será necessário um investimento de R$ 303 bilhões em 20 anos. O mesmo Instituto atribuiu, em outro estudo, divulgado no ano passado, que seriam necessários 100 anos até que todas as casas no Brasil tivessem acesso aos serviços de saneamento.

Sair da versão mobile