Juntos Pela Água

Alertas de seca no Brasil quadruplicam em 13 anos, diz ANA

Alertas de seca no Brasil quadruplicam em 13 anos, diz ANA Levantamento mostra alta expressiva no número de decretos de situação de emergência e de calamidade pública por estiagem no País LEIA MAIS (Foto: iStockPhotos)

SÃO PAULO – Entre 2003 e 2015, os casos de seca no Brasil que deram origem a decretos de situação de emergência ou de calamidade pública mais que quadruplicaram. De acordo com estudo conduzido pela Agência Nacional de Águas (ANA), no período, o número de ocorrências deste tipo cresceu 409%. O levantamento revelou, também, que o índice de municípios que decretaram estado de emergência ou de calamidade pública por instâncias de seca cresceu 199%.

Ao declararem situação de emergência ou de calamidade pública, estados e municípios afetados pela seca pleiteiam ajuda federal para combater a estiagem. Com o reconhecimento, pela União, dessa condição, fica liberada a transferência de recursos federais para que os entes afetados coloquem em prática medidas como o socorro e a assistência às vítimas, o restabelecimento de serviços essenciais e até a perfuração de poços e a operação carros pipa.

Leia também
Em três anos, seca no Nordeste causa prejuízo de R$ 103,5 bilhões
Tratar secas como furacões ajudaria áreas vulneráveis, afirma estudo
A chuva recorde acabou com o problema de seca na Califórnia?

Os municípios e estados em situação de emergência ou de calamidade pública também podem pedir recursos diretamente a órgãos como o Ministério da Integração, o Ministério da Defesa, o Ministério da Agricultura e a Caixa Econômica Federal. Cestas básicas podem ser adquiridas diretamente do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e dívidas do setor de agricultura local podem ser renegociadas com o Banco do Brasil.

Plano Nacional de Segurança Hídrica

Segundo o governo federal, o “Plano Nacional de Segurança Hídrica”, em desenvolvimento pela ANA e pelo Ministério da Integração desde 2014, deve estar concluído em 2018 e vai contemplar medidas de combate à seca que podem vir a reduzir os decretos de situação de emergência e de calamidade pública. O plano deve contribuir com a definição de intervenções como a construção de barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração para melhorar o acesso à água da população brasileira.

Sair da versão mobile