SÃO PAULO – A marca de papel higiênico Neve, da americana Kimberly-Clark, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram em outubro uma campanha na internet para melhorar o acesso a saneamento básico de crianças e adolescentes em cerca de 300 municípios da Amazônia brasileira.
A campanha “Metade de Nós” foi desenvolvida para conscientizar a população sobre o cenário nada favorável do saneamento básico no Brasil. Metade do esgoto gerado é despejado irregularmente, enquanto 30 milhões de pessoas continuam sem acesso à água tratada e outras 4 milhões sequer tem banheiro. A ideia é mostrar que não só essa parte é afetada, mas todo mundo acaba sendo impactado.
Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), quase 50% da população não tem acesso a um sistema de saneamento básico adequado e a maioria são crianças. Reflexo disso, o Brasil ocupa a 112ª posição de 200 no ranking de saneamento básico desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil.
“Neve é uma das marcas que mais conhece o território ‘banheiro’ e constantemente busca inovações para o mercado de papéis higiênicos sempre com o propósito de elevar o patamar de higiene das pessoas. Para honrar esse histórico, a marca se une ao UNICEF para engajar e conscientizar as pessoas sobre a importância do saneamento básico”, comenta Fernanda Hermanny, diretora de Family Care da Kimberly-Clark.
Metade de Nós
A campanha é veiculada em diversas plataformas. O site Banheiros Mudam Vidas traz mais informações sobre o projeto e possui um aplicativo que permite criar um GIF com metade do rosto dos moradores da cidade de Milagres, no Maranhão, e compartilhar nas redes sociais. O município tem o menor número de banheiros do Brasil.
O vídeo da campanha já foi visualizado mais de 4,7 milhões de vezes no YouTube e outras 4,6 milhões no Facebook, além de ter sido veiculado em canais pagos. E não é só isso: quem for ao supermercado vai encontrar a embalagem dos produtos Neve com uma surpresa: uma carta especial, escrita sob a perspectiva de uma criança moradora de Milagres.
Para contribuir, basta acessar o site da UNICEF e realizar uma doação de pelo menos R$ 30.