Escolha uma Página

SÃO PAULO – Uma em cada quatro cidades brasileiras vive em estado de emergência em razão de seca ou de chuva. Os dados são de um levantamento conduzido pela Folha de S.Paulo a partir de dados do Ministério de Integração Nacional. A maior parte das emergências é por seca – 71% -, sendo que o Nordeste e o norte do estado de Minas Gerais são as regiões que mais concentram registros desse tipo. Já os registros de chuva intensa, com tempestades e inundações, respondem por 29% das declarações de estado de emergência e se concentram nas regiões Sul e Sudeste, embora também haja casos na região Norte.

Novo Triunfo: emergência por chuva e seca

Uma cidade em especial – Novo Triunfo, no nordeste da Bahia – está em emergência tanto pela seca quanto pela chuva. Lá, a seca foi reconhecida como emergencial em 9 de março e 18 dias depois, no dia 27 do mesmo mês, uma enxurrada forçou a declaração de emergência em razão da chuva. Sabe-se que, com as mudanças climáticas, está previsto um aumento nas instâncias dos chamados eventos extremos: quando muita chuva cai de uma vez só e há longos períodos de seca.

Leia mais
Metade dos reservatórios do semiárido brasileiro tem nível abaixo de 10%
Alertas de seca no Brasil quadruplicam em 13 anos, diz ANA
O que causa as enchentes?

O que é o estado de emergência

O estado de emergência é decretado por municípios quando desastres de grande porte afetam até nove escolas, hospitais ou casas, nove cidadãos morrem, ou 5% a 10% do abastecimento de água é comprometido, segundo apuração da Folha de S.Paulo. Com a decretação, os municípios podem pedir recursos ao governo federal ou estadual com intuito de reconstruir estruturas básicas e atender a população.

Segundo o Ministério da Integração, R$ 200 milhões já foram repassados às cidades em estado de emergência só em 2017. O dinheiro costuma ser usado em “ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços, kits de assistência humanitária e recuperação de estruturas danificadas”, segundo a Folha de S.Paulo. Ainda de acordo com o Ministério, outros R$ 800 milhões foram gastos, também em 2017, com a operação “Carro Pipa Federal”, que atende regiões onde o fornecimento de água para consumo humano é afetado pela seca.