Escolha uma Página

SÃO PAULO – Poucas regiões têm água mais poluída que o entorno da cidade de Nova York, na costa nordeste dos Estados Unidos. Poluição humana e industrial se misturam em uma combinação que, frequentemente, turbina o crescimento de algas que consomem praticamente todo o oxigênio da água, matando peixes e plantas. Mas os pesquisadores do “Northeast Fisheries Science Center”, laboratório de pesquisa vinculado ao NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), acreditam ter encontrado um novo aliado no combate a essa poluição: o “ribbed mussel”, um mexilhão da espécie Geukensia demissa.

Leia mais
Molusco asiático ameaça abastecimento de água potável no Nordeste
Cidade polonesa usa mariscos para monitorar qualidade da água distribuída
Poluição da água mata 1,8 milhão de pessoas por ano, diz estudo

Em trabalho publicado pela revista científica “Environmental Science & Technology”, os especialistas mostraram que um bote de seis metros por seis metros forrado com mexilhões dessa espécie é capaz de retirar até 60 quilos de nitrogênio, fósforo e bactérias da água da região em um ano. Os testes foram conduzidos no estuário do rio Bronx e mostraram o quão eficientes os pequenos animais podem ser. Mais: essa espécie de molusco, que é natural da costa atlântica dos Estados Unidos, libera uma substância que faz com que sua carne seja intragável aos seres humanos, o que elimina os riscos de roubo e consumo dos animais para outros fins que não o de limpeza das águas.

A ideia, para dar escala à solução, seria espalhar algumas dezenas de milhares desses botes na região para que, juntos, os moluscos filtrem as águas, eliminando a sujeira, principalmente nos estuários. O desafio dos pesquisadores, agora, é dar escala à produção dessa espécie de molusco. Atualmente, não existe um método validado para a multiplicação desses animais na escala necessária para dar conta do projeto. Os cientistas, porém, estão esperançosos com os avanços que já foram alcançados e seguirão trabalhando para viabilizar a solução.

Leia a íntegra (em inglês, pago) do estudo intitulado “Cultivation of the Ribbed Mussel (Geukensia demissa) for Nutrient Bioextraction in an Urban Estuary”.