Escolha uma Página

SÃO PAULO – Nos últimos quatro anos, as secas e as enchentes afetaram 55,7 milhões de brasileiros, o equivalente a pouco mais de 25% da população do País, gerando prejuízos de cerca de R$ 9 bilhões ao ano. As informações são apenas uma fração do que está reunido no relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017, produzido pela ANA (Agência Nacional de Águas) e divulgado no começo de dezembro.

Leia mais
Urbanização crescente e mudanças climáticas potencializam risco de inundações
Uma em quatro cidades brasileiras está em estado de emergência por chuva ou seca
ESPECIAL: Saneamento e mudanças climáticas

Ainda de acordo com o documento, a partir de 2013, 78% do municípios da região Nordeste – ou 1.340 de de um total de 1.794 – decretaram, pelo menos uma vez, situação de emergência ou calamidade pública por causa da seca extrema. Incríveis 47,5% de todas as 5.570 cidades do País decretaram estado de emergência ou de calamidade em função das enchentes no mesmo período.

O “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017”

Completo, o relatório apresenta, em seis diferentes capítulos, a relação entre o ciclo hidrológico e as informações arroladas pelo documento, um panorama da quantidade e da qualidade das águas superficiais e subterrâneas do País, os principais usos da água no Brasil e os volumes de água retirados, consumidos e que retornam ao meio ambiente; o sistema de gestão de recursos hídricos; a crise hídrica e regiões críticas em termos de quantidade e qualidade das águas; e uma análise sobre o setor de recursos hídricos. Esta é a terceira edição plena do relatório, que teve as outras duas edições publicadas em 2009 e 2013.

Leia (em PDF, na íntegra, gratuito) as 177 páginas do “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017”. O documento tem belos infográficos e apresenta a informação com tom acessível a todos.