Escolha uma Página

SÃO PAULO – Na segunda semana do ano, no Rio de Janeiro, choveu quase 30% de todo volume esperado para o mês em cerca de 12 horas. Por causa das mudanças climáticas, instâncias de clima extremo, em especial da queda de grandes volumes de chuva em pouco espaço de tempo, têm se tornado cada vez mais comuns. Para ajudar quem acaba sendo pego de surpresa por esses eventos, foi criado o aplicativo SOS Chuva, que informa a população sobre a possibilidade de chuva ou de tempestade no local exato onde a pessoa está. Veja vídeo do aplicativo em funcionamento abaixo.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em colaboração com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), os dois últimos da Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais
Aplicativos para smartphone indicam bebedouros públicos no Brasil e no mundo
Aplicativo dimensiona reservatórios de captação de água da chuva
5 aplicativos que ajudam a economizar água

Em testes nas lojas de aplicativos Play Store (Google/Android) e App Store (Apple/iPhone) desde outubro de 2017, o aplicativo surpreendeu e teve mais de 60 mil downloads, o que mostra que o interesse pelas previsões de tempo e temperatura ultra localizadas é grande. Hoje, a ferramenta tem capacidade para alertar a população da chance de chuva, granizo ou tempestade com precisão de um quilômetro e antecedência de 30 minutos a 6 horas, segundo material produzido pela Agência Fapesp.

Alertas

A Defesa Civil nacional já opera um sistema de alertas via SMS que avisa cadastrados de tempestades, raios, enchentes, deslizamentos e emergências de verão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O sistema deve funcionar em todos os Estados da federação até março de 2018 e é gratuito. Quando o sistema entra no ar, todos os celulares do Estado recebem um SMS que dá a opção de assinar o alerta a partir da confirmação de um cadastro e o fornecimento de um CEP.