Escolha uma Página

SÃO PAULO – A “Rio Water Week” será realizada pela primeira vez no Brasil entre 26 e 28 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento, que já aconteceu em países como a Suécia e Cingapura, espera reunir profissionais, comunidade acadêmica, empresas e organizações internacionais para discutir a água de forma ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e no mundo.

“O desafio maior é o de ir além das fronteiras do nosso Brasil e de interessar e trazer para discutir a universalização os nossos grandes parceiros internacionais”, disse Roberval Tavares de Souza, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que organiza o evento.

Leia mais
Indústrias do Rio de Janeiro terão de tratar e reutilizar água
Brasil é o quarto País com mais signatários do Pacto Global das Nações Unidas
Saneamento no Brasil: animação reúne principais dados e estatísticas; veja

“Estamos adaptando para a nossa Rio Water Week alguns aspectos que julgamos positivos na organização e planejamento do Fórum Mundial da Água e das Semanas da Água que nos precederam”, disse o vice-presidente nacional da Abes, Carlos Alberto Rosito, idealizador e embaixador do evento. “Entre eles, destacaria uma participação muito relevante das organizações parceiras – quase uma centena – que efetivamente coordenarão as 65 sessões da Rio Water Week, trazendo com elas uma larga experiência nos quatro quadrantes do planeta”, afirmou.

Leia mais
Os 7 principais documentos divulgados no 8º Fórum Mundial da Água
Fórum Mundial da Água: veja como foi o painel “Reconhecendo o direito humano ao saneamento”
#SomosMaisSaneamento: conheça as 8 mensagens para o Fórum Mundial da Água

Serão 9 temas: “Água, esgoto e saúde para todos até 2030!”, “Governança e planejamento”, “Gerenciamento eficiente”, “Formação e treinamento”, “Financiamento”, “Monitoramento”, “Regulação”, “Comunicação”, “Mudanças climáticas”, e “Inovação. Os temas se desdobrarão em 23 tópicos e 65 sessões que devem atrair cerca de 1,5 mil pessoas

Coordenador de programação detalha evento

Confira parte da entrevista da Abes Notícias com com André Silveira, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental – do Ministério das Cidades, um dos coordenadores da programação. A íntegra pode ser lida no site da Rio Water Week. Na conversa, Silveira fala sobre o significado do encontro e o papel que o Brasil pode assumir como sede do evento.

Abes Notícias – Qual é a importância para o Brasil da realização de um evento internacional consagrado em outras cidades do mundo? André Silveira – O Brasil vem há algum tempo defendendo a bandeira da sustentabilidade em arenas internacionais, tendo um efetivo protagonismo nas discussões sobre o tema. Desse modo, é natural que o país realize eventos que discutam a sustentabilidade do seu próprio território e de países vizinhos, utilizando como inputs experiências internacionais consolidadas. Além disso, é uma grande oportunidade para debater soluções e, obviamente, apresentar e disseminar iniciativas nacionais que possam servir de subsídios para outras regiões ou países.

Abes Notícias – Discutir a água de um ponto de vista mais amplo será o grande desafio do evento. Como você vê a diversidade de participantes (empresas, ONGs, governos e outros organismos) e como esta diversidade pode contribuir para a discussão? André Silveira – No Brasil, há fóruns voltados a discussões técnicas aprofundadas sobre aspectos específicos do tema água. No entanto, entendo que o diferencial do Rio Water Week é a possibilidade de inserir no mesmo espaço de discussão pessoas de diversas nacionalidades, formações e visões políticas, de maneira que as soluções postas passem por uma crítica mais sólida. Este processo contribui para o aperfeiçoamento do setor água, conecta pessoas e difunde boas práticas. Assim, entendo que a diversidade fundamenta a discussão ampla e democrática que a Rio Water Week pretende realizar.

Leia o resto da entrevista no site da Rio Water Week.

Com ABES Notícias