Escolha uma Página

SÃO PAULO – Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo“, o relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito humano à água e ao saneamento, o brasileiro Leo Heller, disse que ‘clima não é desculpa para a falta de água‘. Segundo Heller, “quando a estiagem se converte em escassez de água, como na Cidade do Cabo, em Brasília e em São Paulo, em 2014, isso denota falta de planejamento“.

Heller, que também é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lembrou ainda que agentes do setor de água e esgoto têm dificuldade em aceitar que a água seja tratada como direito humano. “Significa trazer para o setor de água e saneamento conceitos dos direitos humanos”, explicou.

Leia mais
Falta de água e saneamento afeta mais as mulheres, afirma ONU
Saneamento básico é aliado no combate ao mosquito Aedes aegypti
Fórum Mundial da Água: veja como foi o painel “Reconhecendo o direito humano ao saneamento”

Confira a íntegra da entrevista na edição impressa de domingo da Folha de S.Paulo, 15, da Folha de S.Paulo ou online – para assinantes ou cadastrados que ainda não atingiram o limite mensal de acessos gratuitos aos conteúdos do jornal.

Veja como foi painel com Leo Heller no Fórum Mundial da Água

Durante o painel “Reconhecendo o direito humano ao saneamento”, realizado no oitavo Fórum Mundial da Água, foram discutidas as formas de se garantir o reconhecimento do direito humano ao saneamento, estabelecido pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas em 2010.

Desde que o direito foi validado pelo órgão multinacional, governos pelo mundo têm demonstrado dificuldades de passar legislação que, primeiro, reconhece o saneamento como direito humano e, segundo, oferece um conjunto de ferramentas para fazer esse direito valer.

Além de Leo Heller, participaram Catarina de Albuquerque, presidente executiva da parceria Saneamento e Água para Todos (SWA), Juliana Zancul, coordenadora de Saneamento em Áreas Rurais e Comunidades Tradicionais da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e representantes do Departamento de Águas e Saneamento da África do Sul e da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Confira a íntegra da sessão, transmitida ao vivo pelo Juntos Pela Água.